Por OCIMAR DA SILVA ESTEIROS ( Tecnologia da Soldagem)
O soldador tem grande utilidade e grande participação em todo tipo de produção, seja na indústria de móveis, automobilística, naval, etc. Por isso quando comecei a trabalhar nessa área me apaixonei pela soldagem, tudo que precisava ser feito dentro da empresa em que trabalhava precisava de um soldador.
Com tudo isso a área é muito ampla e repleta de diferentes formas de soldagem e tipos de soldadores, por isso também existe muita diferença salarial, as empresas na maioria das vezes não dão valor ao soldador. Se esquecem que toda a produção passa pelas mão do soldador.
Esta profissão tem também um grande problema, existem os bons soldadores e existem os “pinga-fogo”. Dessa forma o bom soldador faz um teste para uma vaga em uma empresa e passa, mas quando vê o salário que a empresa quer pagar, ele não aceita, aí vem o “pinga-fogo” faz um teste mais ou menos e o salário que lhe é oferecido ele aceita até mesmo porque não passará em testes mais profissionais e técnicos.
Se cada soldador começar a dar valor pra sua profissão, com o passar do tempo é ele mesmo que irá determinar o seu salário. As empresas em muitas áreas não produzem sem o soldador, então a empresa que oferecer um salário baixo, desvalorizado não conseguirá completar seu quadro de funcionários.
Imagino que um dia todo soldador profissional irá se valorizar e recusar a falta de valorização salarial. Sendo assim, o soldador valorizando sua profissão , a empresa querendo ou não terá que valorizar também. Assim o trabalhador terá o conhecimento do trabalho a realizar, a condição pra isso e o reconhecimento salarial.
_”pinga-fogo”, soldador sem qualificação profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário